Check list do Marketing Digital para Imobiliárias

Corretor de imóveis mostra detalhes de um imóvel

Você sabia que mais de 74% dos contatos das imobiliárias hoje vem de canais do marketing digital?

O marketing digital dentro do ramo da imobiliária é uma necessidade para se destacar em um mercado tão concorrido.

Tempo de leitura: 8 minutos.

O que você precisa saber para começar?

O ticket médio no setor imobiliário é muito mais alto, o que torna a venda mais complexa.

A jornada de compra de um imóvel ou troca de aluguel está entre os 9 e 12 meses.

E os fatores mais importantes para o fechamento de um negócio são a credibilidade e a capacidade de fornecer informações relevantes por parte das imobiliárias, portanto invista nestes fatores.

Check list dos canais de marketing digital para imobiliárias

#1. Website CRO

Tenha um website com foco em conversão, ou seja, que deixe o contato do lead para prospecção. No meio digital chamamos de CRO – Conversion Rate Optimization, é uma estratégia voltada para otimização de conversão.

DallaSanta implementou em 2018 estratégias de CRO em seu website e conseguiu aumentar consideravelmente o número de contatos recebidos. Ajustes em formulários de contato, links para WhatsApp, chat online, entre outras ferramentas foram fundamentais para o sucesso.

Forneça informações organizadas e claras, ou seja, o potencial comprador – ninguém quer, na verdade – não quer ser ludibriado por informações vazias ou escassas.

Faça boas fotos do imóvel – ou até mesmo opções de vídeos – mostrando os arredores e a parte interna do terreno.

#2. Inbound Marketing

Uma boa estratégia de criação de conteúdo é focar em materiais preparados para responder as dúvidas e inquietações dos visitantes.

Veja alguns exemplos de temas:

  • Comparação entre bairros;
  • Atitudes que podem depreciar o valor do seu imóvel;
  • Quais são os fatores mais importantes a se considerar antes de fazer uma compra (necessidade de reforma, localização, estrutura);
  • Os tipos de financiamento;
  • Vantagens de ter um prédio com piscina/academia;
  • Segurança para o condomínio;
  • Vantagens e desvantagens de apartamentos, terrenos e casas;
  • Como investir em imóveis, entre outros.

Procure variar a produção de conteúdo, como recursos de vídeo: infográficos, planilhas de custos, e-books e outros formatos são sempre bem-vindos, principalmente para captar leads.

Algumas imobiliárias estão usando os recursos de realidade virtual e também a aumentada para captação de leads.

#3. Faça a gestão dos seus leads

Imobiliárias costumam ter milhares de leads, para isso, é muito importante segmentar e fazer a gestão destes leads.

A segmentação pode ser feita em relação aos bairros, custo, atributos necessários no prédio, com ou sem filhos, imóvel para investimento ou para morar, necessidade iminente ou mais demorada, entre outras possibilidades.

Faça também, regularmente, a limpeza desta lista de leads. Elimine leads sem dados ou que não tem mais interessem.

Com uma segmentação bem feita, você pode oferecer os conteúdos certos para os consumidores certos e ainda direcionar melhor as campanhas em andamento.

#4. Os e-mails valem a pena

De acordo com o E-commerce Brasil, 87% das pessoas que buscam imóveis preferem ser contatadas pelos corretores através de e-mail.

Isso acontece por 2 motivos:

  • Porque os usuários poderão dispor do tempo necessário para avaliar as ofertas, diferentemente do que acontece em uma ligação.
  • Eles já terão acesso a recursos gráficos, informações extras e todos os detalhes em escrito para analisar com calma e repassar para outras pessoas que influenciam em sua decisão.

É possível criar linhas de automação de e-mail que farão o papel de mostrar novidades no mercado e opções condizentes com a segmentação que você criou. Isso irá agilizar os processos e permitirá uma escalabilidade no processo.

#5. Redes sociais

Ter uma boa estratégia de redes sociais é imprescindível para fortalecer o relacionamento com seus clientes e leads.

De forma geral, para o setor imobiliário as mais relevantes são:

  • Facebook: você pode divulgar o seu conteúdo produzido, estimular a interação com seus leads, mostrar as novidades do setor e responder de forma direcionada e privativa aos questionamentos.
  • Instagram e Pinterest: você pode postar imagens de decoração, dicas de utilidade doméstica, novos imóveis à venda e para locação.
  • YouTube: os vídeos estão em alta e utilizá-los pode ser um canal interessante para sanar dúvidas e mostrar apartamentos com detalhes.

#6. WhatsApp

98% das pessoas que buscam imóveis usam o WhatsApp com frequência, de acordo com a mesma pesquisa da E-commerce Brasil.

Esse é um bom local para manter seus leads quentes e facilitar a comunicação com eles.

Em um dos empreendimentos da GPinheiro, um prédio comercial voltado para área médica, o DallaVita, teve como estratégia o uso de uma landpage com foco em conversão. Nesta página de captura, 67% dos contatos é realizado pelo botão (no site foi utilizado um botão flutuante) de contato do WhatsApp.

#7. Use a mídia paga

Promover campanhas de links patrocinados é uma excelente estratégia de marketing digital para imobiliárias.

São duas principais ferramentas: Google Ads e Social Ads – Instagram e Facebook.

A recomendação de é criar campanhas de rede de pesquisa, no Google Adwords, ramificadas em grupos de anúncio específicos para abarcar diversas possibilidades.

Outra possibilidade é de promover campanhas patrocinadas no Facebook. Essas, no entanto, devem ser mais focadas no lançamento de novos empreendimentos ou em apartamentos muito específicos.

A quantidade de investimento financeiro em cada um desses tipos de campanha depende da capacidade financeira do seu negócio.

A Albert Imóveis e a Sanvicente Imóveis são exemplos de empresas que utilizam a mídia paga como ferramenta de divulgação de seus produtos, com aumento do número de geração de leads e vendas, fatores que ajudaram as duas empresas a conquistarem números expressivos em 2018.

#8. Criar métricas de acompanhamento

Um dos benefícios proporcionados pelo marketing digital às empresas e aos corretores imobiliários é a possibilidade de medir e avaliar os resultados do seu trabalho.

Ao optar por trabalhar com o meio digital, é possível aos profissionais imobiliários medir os resultados de seu site e, ainda, entender o comportamento dos visitantes, os produtos e ofertas com mais apelo junto a eles e também modificar rapidamente aquilo que não está apresentando o resultado esperado.

Qualquer coisa pode ser medida: quantos corretores estão atuando, quantos retornos e indicações, qual a quantidade de visitas espontâneas, etc.

Verifique o retorno do seu investimento

Como medir o retorno de um ponto de captação, de um anúncio de jornal ou de um busdoor além do seu próprio feeling?

Ao direcionar seu investimento para mídia digital será possível entender e medir o resultado de cada um de seus anúncios, entender o retorno do valor investido e, assim, também realizar campanhas mais direcionadas.

Enfim, tudo o que gera número pode ser medido em uma imobiliária. E se pode ser medido, pode ser melhorado.

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