Você sabia que o marketing digital é utilizado por 76% das empresas de RH nos EUA e no Brasil e que este número só cresce?
Separei 3 razões por que você deve usar esta ferramenta a favor do setor de Recursos Humanos. O tempo de leitura é de 6 minutos, aproveite e deixe o seu comentário ao final.
Tempo de leitura: 4 minutos
Como o marketing digital é aproveitado para o RH?
Normalmente, as estratégias de marketing digital são usadas para divulgar um produto ou serviço, reconhecimento da marca, elaborar promoções, entre outros.
No RH, é uma estratégia muito boa para fortalecer o employer branding, realizar recrutamento, disseminar o seu cultural fit e atrair pessoas que possam agregar à sua equipe.
Muitas empresas estão dedicadas na aplicação de estratégias de marketing digital no processo de recrutamento e seleção, tornando-se um aliado para encontrar e reter os candidatos certos, contando com a utilização de diversos canais de divulgação, como blogs, Google, redes sociais, etc.
Para quem está trabalhando na empresa e é colaborador, o marketing digital ajuda a construir e compartilhar como é trabalhar dentro da corporação, ajudando muitas companhias na conquista de prêmios como “Melhores Empresas para se Trabalhar”, da Revista S/A.
Da mesma forma, podem-se desenvolver ações nos canais digitais no intuito de propagar esse sentimento e até promover maior integração da equipe.
Por que as empresas de RH estão usando o marketing digital?
Destacamos 3 dos principais motivos que as empresa têm para aplicar estratégias de marketing digital. Confira!
1. Facilidade em encontrar candidatos para vagas específicas
Comece fazendo as divulgações ou anúncios de vagas nos principais canais de mídia. Mas lembre-se, sempre de maneira estratégica — escolha bem o canal e a linguagem que irá atrair o perfil de candidato de que a vaga precisa. Assim, já se faz uma seleção prévia dos profissionais.
Também há, no mercado, empresas especializadas em recrutamento e seleção que usam a Internet para fazer a busca do candidato ideal. Nesse caso, o RH está terceirizando essa etapa, mas com a garantia de uma escolha mais acertada.
2. A Rede Social como estratégia de atração e retenção de talentos
As redes sociais ganham um alcance muito grande por conta da possibilidade de compartilhamentos e marcação de pessoas, o que permite que um amigo possa indicar alguém que se encaixe no perfil da vaga divulgada. E isso é muito bom para a empresa!
Junto a isso, como estratégia de employer branding, a empresa abre as portas para que os profissionais conheçam quem ela é e os valores que prioriza. Os bons candidatos que se identificam com essas ideias, além de valorizarem estas condutas, naturalmente vão almejar trabalhar na sua empresa, o que ajuda muito a encontrar profissionais que compartilham do perfil comportamental desejado.
3. Treinamentos e desenvolvimentos digitais
As empresas podem usar o marketing digital para divulgar treinamentos importantes para seus colaboradores, clientes e até possíveis prospects, agregando valor e conhecimento, mostrando know how e gerando oportunidades de relacionamento.
Também há, no mercado, uma série de cursos gratuitos com conteúdos que podem ser aproveitados internamente pelas organizações.
Pronto! Se você acha que o marketing digital pode contribuir cada vez mais aos Recursos Humanos, deixe o seu comentário abaixo!