A Revolução – necessária – do já existente mundo digital

A Mona Lisa nasce e é esculpida historicamente dentro de um ambiente histórico de transição – entre a Idade Média e a Modernidade – o que corresponde ao final do Feudalismo e início do Capitalismo -, por isso carrega em seu corpo as marcas de sua historicidade renascentista.

Os aspectos da arte renascentista referem-se ao período difícil enfrentado pelo povo na época, representando de maneira artística detalhes importantes da dinâmica do poder e das transformações econômicas pelas quais a Itália passou em uma das fases do Renascimento.

E hoje, renasce uma transformação histórica, forçada por uma peste pandêmica. Ao sairmos na rua, presenciaremos a transformação social-econômica-política em que estamos inseridos.

Para falar desta atual re-Revolução digital que o efeito pandemia e isolamento social geraram no nosso âmbito mercadológico, o momento nos pede uma reflexão quanto ao emergencial boom digital, (1) necessidade a quem ainda não estava adaptado e (2) vantagem competitiva para as empresas já habituadas ao trabalho fazendo uso das plataformas digitais. 

O que pudemos enxergar foi de um lado empresas já inseridas nas necessidades atuais, com produção de conteúdo em vídeo, compra online, interação com seu cliente em plataforma omnichannel e de outro lado, empresas desesperadas se perguntando “o que eu faço agora?”. De qual lado você se encontra?

Áreas pouco exploradas digitalmente, como por exemplo a medicina psiquiátrica e de cirurgia plástica, entraram pra valer nas fórmulas prontas de autoridade com propagação de conteúdo e até mesmo teleconsultas e venda online.

A necessidade de adaptação apertou a todos, não somente ao e-commerce e ao trabalho remoto, mas também para áreas bases da pirâmide. São professores e alunos fazendo aulas à distância, reuniões acontecendo via videoconferência, pessoas comprando muito mais on-line, além de buscarem na internet conteúdo para se entreter e mesmo socializar.

Imagina se o seu negócio fosse uma empresa com mais de 20 mil produtos variáveis de borrachas, em que o o consumidor precisa ver o produto em mãos? Como migrar 20 mil produtos para vender on-line, além de se adaptar a uma nova logística de entrega e estoque.

Já era esperado esse avanço, claro, mas nunca o imaginamos com tamanha pressa. Foi igual a um tsunami. E esta urgência traz consigo uma gama gigantesca de usuários – potenciais consumidores – do mundo virtual que nunca antes haviam tido essa experiência. O resultado são as situações cômicas que nós aparecem volta e meia, como reuniões em que crianças aparecem, profissionais esquecendo a câmera ligada, entre outras.

Agora, surge a necessidade de um aprendizado para grande parte das empresas. Elas precisam preocupar-se com a usabilidade, a linguagem utilizada, como vender e a facilitação do acesso, por exemplo, a quem nunca fez uma compra on-line. 

Ou seja, por mais que a sua empresa tenha em mente que entende tudo sobre o seu cliente, pode ser que precise estudar um novo perfil de pessoas, pertencentes a essa leva de usuários iniciantes.

É essencial, nesse ponto, estarmos muito atentos aos detalhes e não generalizarmos os consumidores que, apesar de mais conectados, estão tendo experiências das mais diferentes naquele contato virtual.

Cientes disso, a empatia é prioridade e, fazendo parte da nova missão que vem por aí, as empresas que se inteirarem com maior velocidade dos novos perfis acabarão por estarem um passo à frente.

É a arte renascentista digital dando novamente as caras.

E você, já adaptou a sua empresa a esta nova transformação econômica?

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Jorny Cristiano

Apaixonado por marketing digital, atuo como Gerente de Marketing Digital na Agência Bongô. Eu quero ajudar você e a sua empresa a atingir as ambições corporativas e metas digitais com sucesso.

Recentes

Agende uma videocall

Diga qual o seu nome e a melhor hora de conversarmos. Eu te chamo pelo What’s. 

Chegou a hora de se conectar

Oferecer sempre soluções completas em comunicação, com criatividade, ousadia e competência.

Traduzir ▵

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

JORNY

Especialista em
Marketing Digital

WhatsApp

Email