Antes de começar a escrever o seu primeiro texto para o blog, você precisa ler este pequeno texto. O seu tempo de leitura será de 6 minutos.
Sendo bem direto, existem 5 fatores de SEO on-page que você precisa aplicar ao criar postagens de blog ou páginas em seu site:
- /Slug
- Texto ou conteúdo
- Imagens
- Tag do título
- Meta Description
Estas dicas são aplicadas em qualquer sistema de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou solução de e-commerce (Shopify, por exemplo), vale muito a pena.
Se você desenvolve em alguma outra ferramenta e não consegue aplicar estas dicas, é melhor escolher algo diferente (como o WordPress).
Tempo de leitura: 5 minutos
A melhor ferramenta de SEO é?
Sem dúvidas, a resposta é o plugin do Yoast SEO para o WordPress. Se não for, não me convide!
Além das 5 dicas que conversaremos a seguir, o plugin te ajudará com:
- Criação do sitemap;
- Ferramentas do Google para webmasters;
- Edição do seu arquivo robots.txt;
- Páginas NO-INDEX, entre outros.
Com esta ferramenta instalada, podemos seguir…
#1: Ajuste o seu /Slug
Ao criar o seu novo post, altere o nome do slug.
A primeira coisa que faço quando crio meu novo post é alterar o nome do URL, ou como o WordPress chama, slug.
Um slug do WordPress é o texto que aparece logo após o seu domínio como parte do link permanente que leva até o conteúdo.
Mesmo que o WordPress gere o slug automaticamente, nem sempre é uma boa ideia deixá-lo como é gerado.
Adicionar a palavra-chave ou então a sua frase de palavra-chave ao slug tem um impacto surpreendente bom no SEO.
#2: Dedique tempo ao texto ou conteúdo do seu post
Em qualquer lugar que se faça necessário inserir a palavra-chave do seu texto, como por exemplo este post sobre SEO on-page (risos), faça! Claro, sem forçação de barra!
Chega uma hora do texto em que o recurso que você pensa é usar sinônimos. SIM, use!!!
O algoritmo do Google Hummingbird irá ajudá-lo: o buscador considera agora não só os termos buscados, mas também o significado daquela busca, incluindo aí sinônimos e o contexto em que os termos estão inseridos nas páginas.
#3: As imagens são importantes, mas cuidado!
O mais importante é o atributo ALT nos metadados da imagem.
- Coloque uma descrição da imagem no atributo ALT e faça isso para CADA imagem na página. É trabalhoso, mas é recompensador.
- Use sua palavra-chave do post na imagem principal ou na imagem em destaque.
- REITERO, não insira palavras-chave em suas imagens. Imagine que por qualquer motivo, o visitante não pode ver a imagem na sua página. Use o atributo ALT para descrever com precisão o que é a imagem.
- Nomeie o arquivo com uma descrição precisa da imagem.
#4: Qual a tag de título usar?
Além de importante para o SEO, a tag de título é muito importante para a experiência do usuário – user experience (UX).
A tag de título é o texto exibido com mais destaque na página de resultados de pesquisa do Google. Como usar corretamente?
- Via de regra, quanto antes a palavra-chave aparecer na tag de título, melhor será o impacto em seu SEO.
- É importante ter a palavra-chave na tag de título, muito mesmo. Se for no início dela, melhor ainda!
- Edite a sua tag de título no plugin Yoast SEO.
- Visualize o resultado final em “Visualização de snippet”.
Pronto, você venceu esta fase!
#5: Como otimizar a Meta Description
Na minha opinião, a meta description não é propriamente um item de SEO.
Ter ela otimizada não melhorará a posição da sua página nas páginas de pesquisa. Porém – não menos importante – certamente irá aumentar a experiência do usuário e a sua conversão.
Meta description é uma breve descrição do seu site ou de uma página do seu site. Quando faz uma pesquisa no Google, além do link, aparece um breve texto logo abaixo, esse é a meta description da página.
Esta meta description SERÁ LIDA pela maioria das pessoas que estão escolhendo em qual resultado da pesquisa irá clicar.
Portanto, é um elemento importante de SEO – mesmo não aumentando o ranking.
Além disso, a meta description geralmente é carregada pelos plugins de compartilhamento em redes sociais, como o texto descritivo colocado em sites como Facebook, Google+ e LinkedIn.
Você receberá mais cliques da mídia social se a meta description for otimizada.
Tá, mas qual o tamanho dela?
A sua meta description deve ser curta o suficiente para não ser cortada. Para o Yoast SEO, a base de contagem é em caracteres (150 caracteres). Já no Google, a base é em pixels. (você pode usar essa ferramenta on-line gratuita para verificar em pixels).
Viu como foi breve e simples? Com estes rápidos passos, você otimizou o seu SEO on-page e sua classificação já está em amplo crescimento!
Compartilhe!