5 dicas de SEO On-Page para otimizar o seu WordPress

Antes de começar a escrever o seu primeiro texto para o blog, você precisa ler este pequeno texto. O seu tempo de leitura será de 6 minutos.

Sendo bem direto, existem 5 fatores de SEO on-page que você precisa aplicar ao criar postagens de blog ou páginas em seu site:

  1. /Slug
  2. Texto ou conteúdo
  3. Imagens
  4. Tag do título
  5. Meta Description

Estas dicas são aplicadas em qualquer sistema de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou solução de e-commerce (Shopify, por exemplo), vale muito a pena.

Se você desenvolve em alguma outra ferramenta e não consegue aplicar estas dicas, é melhor escolher algo diferente (como o WordPress).

Tempo de leitura: 5 minutos

A melhor ferramenta de SEO é?

Sem dúvidas, a resposta é o plugin do Yoast SEO para o WordPress. Se não for, não me convide! 

Além das 5 dicas que conversaremos a seguir, o plugin te ajudará com:

  • Criação do sitemap;
  • Ferramentas do Google para webmasters;
  • Edição do seu arquivo robots.txt;
  • Páginas NO-INDEX, entre outros.

Com esta ferramenta instalada, podemos seguir…

#1: Ajuste o seu /Slug

Ao criar o seu novo post, altere o nome do slug.

A primeira coisa que faço quando crio meu novo post é alterar o nome do URL, ou como o WordPress chama, slug

Um slug do WordPress é o texto que aparece logo após o seu domínio como parte do link permanente que leva até o conteúdo.

Mesmo que o WordPress gere o slug automaticamente, nem sempre é uma boa ideia deixá-lo como é gerado. 

Adicionar a palavra-chave ou então a sua frase de palavra-chave ao slug tem um impacto surpreendente bom no SEO.

#2: Dedique tempo ao texto ou conteúdo do seu post

Em qualquer lugar que se faça necessário inserir a palavra-chave do seu texto, como por exemplo este post sobre SEO on-page (risos), faça! Claro, sem forçação de barra!

Chega uma hora do texto em que o recurso que você pensa é usar sinônimos. SIM, use!!!

O algoritmo do Google Hummingbird irá ajudá-lo: o buscador considera agora não só os termos buscados, mas também o significado daquela busca, incluindo aí sinônimos e o contexto em que os termos estão inseridos nas páginas. 

#3: As imagens são importantes, mas cuidado!

O mais importante é o atributo ALT nos metadados da imagem. 

  • Coloque uma descrição da imagem no atributo ALT e faça isso para CADA imagem na página. É trabalhoso, mas é recompensador.
  • Use sua palavra-chave do post na imagem principal ou na imagem em destaque.
  • REITERO, não insira palavras-chave em suas imagens. Imagine que por qualquer motivo, o visitante não pode ver a imagem na sua página. Use o atributo ALT para descrever com precisão o que é a imagem.
  • Nomeie o arquivo com uma descrição precisa da imagem.

#4: Qual a tag de título usar?

Além de importante para o SEO, a tag de título é muito importante para a experiência do usuário – user experience (UX).

tag de título é o texto exibido com mais destaque na página de resultados de pesquisa do Google. Como usar corretamente?

  • Via de regra, quanto antes a palavra-chave aparecer na tag de título, melhor será o impacto em seu SEO.
  • É importante ter a palavra-chave na tag de título, muito mesmo. Se for no início dela, melhor ainda!
  • Edite a sua tag de título no plugin Yoast SEO.
  • Visualize o resultado final em “Visualização de snippet”.

Pronto, você venceu esta fase!

#5: Como otimizar a Meta Description

Na minha opinião, a meta description não é propriamente um item de SEO.

Ter ela otimizada não melhorará a posição da sua página nas páginas de pesquisa. Porém – não menos importante – certamente irá aumentar a experiência do usuário e a sua conversão.

Meta description é uma breve descrição do seu site ou de uma página do seu site. Quando faz uma pesquisa no Google, além do link, aparece um breve texto logo abaixo, esse é a meta description da página.

Esta meta description SERÁ LIDA pela maioria das pessoas que estão escolhendo em qual resultado da pesquisa irá clicar.

Portanto, é um elemento importante de SEO – mesmo não aumentando o ranking.

Além disso, a meta description geralmente é carregada pelos plugins de compartilhamento em redes sociais, como o texto descritivo colocado em sites como Facebook, Google+ e LinkedIn.

Você receberá mais cliques da mídia social se a meta description for otimizada.

Tá, mas qual o tamanho dela?

A sua meta description deve ser curta o suficiente para não ser cortada. Para o Yoast SEO, a base de contagem é em caracteres (150 caracteres). Já no Google, a base é em pixels. (você pode usar essa ferramenta on-line gratuita para verificar em pixels).

Viu como foi breve e simples? Com estes rápidos passos, você otimizou o seu SEO on-page e sua classificação já está em amplo crescimento!

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Jorny Cristiano

Apaixonado por marketing digital, atuo como Gerente de Marketing Digital na Agência Bongô. Eu quero ajudar você e a sua empresa a atingir as ambições corporativas e metas digitais com sucesso.

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