Marketing Digital pelos números: tudo para começar a usar o app Analytics

A base de trabalho para todo projeto de Marketing Digital está nos números, principalmente para direcionar tráfego, vender produtos e tomar decisões mais inteligentes para o seu negócio.

É o que se chama de Gestão de Métricas. Caso você não se considere um profissional dos números, precisará começar a se sentir confortável com isso. 

Para ajudar quem não gosta de números – e quem gosta também – vou trazer os 3 passos iniciais para o sucesso, tudo que precisa para encontrar as suas melhores métricas e começar a usar a análise de sites para expandir seus negócios.

Este texto é um pouco mais longo, você levará cerca de 9 minutos para ler. Boa leitura!

Passo 1: defina seus objetivos

Quem abre o painel de um Analytics se espanta. Mas não se desespere, os únicos números que você precisa prestar atenção são os que realmente importam para você.

É por isso que definir os seus objetivos é tão importante.

Para cada etapa do funil, tenha métricas diferentes, ou seja, faça perguntas diferentes para cada estágio.

No topo do funil, trabalhe com tráfego de novos visitantes. A pergunta que você faz no topo do funil é se as decisões que você está tomando estão gerando tráfego suficiente para atingir estas métricas.

Para responder a essa pergunta, você verá essas métricas:

  • Novos visitantes
  • % de novos visitantes
  • Novos visitantes diretos
  • Público total de pixels

No meio do funil, o seu objetivo é converter novos visitantes em leads. A pergunta é se seus visitantes estão se inscrevendo, deixando e-mails ou WhatsApp, compartilhando seu conteúdo, ou seja, ações que signifiquem um interesse no seu produto ou marca.

Para responder a essas perguntas, você precisa acompanhar estas métricas:

  • Visitante recente
  • % de clique em banners
  • Novos leads cadastrados
  • Visitantes que retornaram ao site
  • Comentários no blog
  • Número de compartilhamento em redes

No fim do funil, a meta é converter – transformar o tráfego em vendas. Você deve se perguntar quanto sua página está convertendo em vendas.

Para responder a essa pergunta, você verá essas métricas:

  • Quantidade de vendas
  • Valor médio do pedido
  • Receita por visita
  • Lista de retargeting
  • Taja de rejeição da oferta

Passo 2: entenda o que deu certo

Nesta fase, o seu objetivo principal é identificar o que está funcionando e o que não está.

Quando você tem um pico de tráfego no seu site, procure localizar qual foi a ação que gerou este aumento de métrica. Esse crescimento pode ser por um vídeo novo publicado no Youtube ou uma postagem no blog.

Passo 3: use as métricas para impulsionar sua estratégia

Já é uma realidade: os dados ou métricas dão um eficaz suporte a todas as decisões de negócios que você fizer, especialmente em seu marketing digital.

É por este motivo que você precisa acompanhar e gerir suas métricas, observar as tendências e identificar as atividades que merecem mais dedicação.

Para fazer isso, você precisa entender o que as métricas podem lhe dizer em um nível estratégico.

O que as pessoas estão procurando? 

Veja quais são as pesquisas que estão gerando mais tráfego para o seu site. Com isso, questione: estas palavras-chave estão relacionadas com meus principais produtos ou serviços?

Se eles não estiverem, você precisa fazer um trabalho melhor de branding.

Quais postagens recebem mais tráfego?

Fique atento às postagens do blog e às páginas de produtos que recebem mais tráfego. Em seguida, crie uma estratégia para desenvolver essa atividade.

De onde vem esse tráfego? 

Você precisa saber de onde seu tráfego está vindo.

Digamos que você tenha 5 anúncios ativos para um serviço, cada um segmentando um perfil de cliente diferente. Se um desses anúncios apresentar um desempenho significativamente melhor do que os outros, você poderá criar mais ofertas para esse público.

Qual o comportamento dos seus visitantes quando entram no site?

Pergunte a você mesmo: Quais páginas têm altas taxas de rejeição? Quais páginas enviam mais tráfego para minhas páginas de vendas? Quais páginas geram mais engajamento?

Tudo isso ajudará você a entender como otimizar e potencializar o seu funil. Além de informar qual tipo de conteúdo seu público gosta, para que você possa criar novos conteúdo com altos níveis de engajamento.

Conclusão

Na teoria, o Analytics é sobre números. Porém, na prática nem tanto, e sim sobre o que está funcionando bem ou não.

A melhor decisão é sempre analisar, testar e usar as métricas para ajudá-lo a tomar decisões mais estratégicas.

Gostou deste conteúdo sobre gestão básica de métricas? Deixe o seu comentário.

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Jorny Cristiano

Apaixonado por marketing digital, atuo como Gerente de Marketing Digital na Agência Bongô. Eu quero ajudar você e a sua empresa a atingir as ambições corporativas e metas digitais com sucesso.

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JORNY

Especialista em
Marketing Digital

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