O WordPress é o gerenciador de conteúdo (CMS) mais usado no mundo – CMS significa Content Management System.
(Ah, tempo de leitura é de 7 minutos, aproveite!)
A praticidade de uso é apenas uma das razões pelas quais o WordPress é a principal ferramenta utilizada por grandes e pequenas empresa no mundo inteiro, como uma plataforma CSM, em especial para empresas que fazem vendas online.
Foi-se o tempo em que o WordPress era uma plataforma exclusiva para blogs.
Os números do WordPress
Empresas dos mais variados setores estão migrando para o WordPress. A Editora Abril migrou seus sites para a plataforma, alguns sites como Veja, Capricho e Superinteressante já estão em WordPress.
Segundo matéria do uma Portal Comunique-se, os índices de ganhos da Editora Abril foram expressivos:
“Quando o assunto é interação, houve ganho nos dispositivos móveis. Com o novo publicador, a Abril conseguiu três vezes mais interações do que a média do mercado. Os índices de KPI (sigla em inglês para “indicador-chave de performance”) de branding também tiveram aumento: a quantidade de cliques subiu 71% no desktop e 78% no mobile”.
A empresa Elefant Ventiladores, em 2018, migrou seu site e potencializou o seu processo de vendas com estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization) aplicadas para websites.
Grandes portais de notícias também estão utilizando o WordPress como ferramenta, como é o caso da TV Gazeta e da Gazeta Esportiva, que são Brasileiras, e também internacionais, como CNN e Forbes.
Uma empresa que vem ganhando notoriedade no mercado esportivo é a Foot.Hub, um hub de conexões e networking esportivas com locação de espaço comercial e eventos ligados à área do futebol.
Mas o que faz do WordPress este fenômeno?
Veja alguns motivos que você precisa conhecer antes de começar um projeto de site com o WordPress.
#1. O código-fonte é aberto
Você não precisa pagar para usar o WordPress. É completamente gratuito e seu código fonte está disponível para desenvolvedores para melhoria contínua.
Se você trabalha com uma empresa de criação de sites que tem sua própria plataforma, você está preso com essa empresa pela vida do seu site. Seja essa empresa o Wix, a Locaweb, UOL Host ou a empresa do seu bairro.
#2. SEO Friendly
O WordPress é pensado para que os sites se comportem como o Google, o Bing e o Yahoo mais gostam. SEO é a capacidade que diferencia o WordPress de outros sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs) .
Existem diversos plugins poderosos de SEO projetados para o WordPress que permitem que você saiba como cada página e publicação são realizadas em termos de segmentação por palavras-chave, estatísticas de desempenho e legibilidade.
Neste link você vai ver 5 dicas de SEO On-Page para otimizar o seu WordPress.
A boa notícia é que vários desses plugins que te ajudam a ficar bem posicionado no Google, são grátis e você não precisará investir em mais ferramentas.
#3. Plugins para tudo que precisa
Se em termos visuais você pode praticamente fazer o site que desejar, isso se torna ainda mais prático com os plugins. os plugins são ferramentas que ajudam a colocar funcionalidades extras, tanto para os visitantes quanto para a administração.
O WordPress tem uma enorme comunidade de programadores que constantemente criam novos plugins e temas.
#4. Tenha sites responsivos
A maioria dos acessos a sites é feito ou através de celulares ou através de tablets.
Um site responsivo é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design responsivo identifica a largura de cada dispositivo, o espaço disponível e como a página será mostrada. O site responsivo também ajusta dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos para que não fiquem desproporcionais.
E com o WordPress, pela variedade de temas (ou templates), a maioria já vem com o design responsivo, permitindo a utilização em equipamentos móveis.
#4. O gerenciamento do site é didático e fácil
Um das grandes vantagens, sem dúvidas, é a facilidade de administrar com facilidade o conteúdo publicado e controlar autorias de publicações de postagens.
Esta é a grande característica do WordPress: facilidade de gerenciar o conteúdo que você coloca em seu site.
Desta forma, você pode otimizar o seu tempo e focar nos seus objetivos, tendo um site prático, otimizado e eficaz.
Evidentemente que, mesmo que a plataforma seja fácil e intuitiva, para criar um site profissional em WordPress com melhor qualidade é importante ter alguns conhecimentos de programação e design.
Para fazer um bom trabalho na otimização do seu site WordPress , além de poder contar com o código amigável da plataforma e com os plugins de SEO, uma atenção especial deve ser dada ao conteúdo.
A produção de um conteúdo único, com informação valiosa para o usuário e focado nas palavras-chave corretas, também faz a diferença.
Com isso, seu site já terá cumprido boa parte das exigências de SEO para melhorar o ranqueamento e aparecer nas primeiras posições do Google.
Gostou? Deixa o seu comentário e até a próxima!