Como ser mais produtivo, por um Growth Hacker

Profissional trabalhando na mesa com celular, notebook e café

Por Wagner Hörlle, Growth Hacking da ADVgrowth.

Tempo de leitura: 4 minutos.

Ando em uma onda onde a relação de Paternidade vs Home Office tem me empurrado cada dia mais para ter uma maior produtividade.

Horas no Facebook ou Linkedin ficaram totalmente fora de contexto. Olhar os grupos sobre o time de futebol do coração durante o “expediente” se tornou um absurdo.

Para tornar meu dia mais produtivo, além da mudança de consciência, eu uso algumas ferramentas, entre elas:

Todobook (extensão do Chrome)

Tornei a minha timeline do Facebook uma lista de tarefas.

Atualização: A extensão está offline, momentaneamente.

Google Keep

Ajudou a tomar nota do que meus clientes me pedem no decorrer do dia e também, a resumir minhas calls.

Trello

App serve para organizar a pauta de cada cliente e também, minhas tarefas pessoais.

Com ele, crio um “Backlog” com todas as minhas planilhas e tudo que preciso para startar um projeto e assim, deixo tudo num cartão. A partir daí, vou colocando todas as tarefas lá e organizando.

Dica: sempre dou acesso aos meus clientes, isso me poupa muitas horas de call explicando se eu realmente estava ou não trabalhando.

Toggl + Trello

Eu integro a Toggl ao Trello para analisar o tempo que demoro para fazer todas as tarefas.

Isso ajuda a me programar melhor na semana, além de me ajudar a mostrar para os clientes quanto tempo eu demorei para fazer determinadas tarefas (inclusive ajuda muuuuuito quem costuma cobrar por hora).

Asana (incluído por Jorny)

Asana é uma aplicação web e móvel projetada para ajudar as equipes a organizar, rastrear e gerenciar seu trabalho. A Forrester, Inc. relata que “Asana simplifica o gerenciamento de trabalho baseado em equipe” (fonte: Wiki)

Eu tive uma experiência muito positiva para gerir diversos projetos ao mesmo tempo. Com ele, você pode designar responsabilidades, atividades, sub atividades, prazos, entre outras dezenas de funções.

E tudo isso é notificado por e-mail. Muito bom!

Dica Extra

Além disso, removi todas as notificações do celular como WhatsAppFacebookInstagrame-mail… Respondo sempre no intervalo entre duas ou três tarefas.

Parei de ouvir musicas que tenham letras. Agora, escuto somente música instrumental ou sons da natureza.

Isso tem me ajudado um monte, e toda essa mudança me abriu espaço na agenda e acabei conseguindo aceitar novos clientes e mais espaço e tranquilidade para ficar com meu filho.

E você, como faz para ser mais produtivo(a)?