Como instalar o Google Analytics passo a passo

Como rastrear e analisar o desempenho do site da empresa, por exemplo, e, finalmente, começar a fazer análises e otimizações em tempo real?

A resposta é simples: a ferramenta Google Analytics é gratuita e vasta em suas possibilidades, sendo usada mundialmente tanto por pequenos quanto por grandes negócios.

Você verá que, para instalá-lo, também não existe nenhum mistério!

Neste post, irei te ensinar como fazer isso e ter esta poderosa ferramenta ao seu alcance.

Tempo de leitura: 12 minutos, mas com muito aprendizado

Gerando o código de acompanhamento

O primeiro passo é gerar o seu código de acompanhamento exclusivo. O que é bem simples, veja só:

  • Vá até a página do Google Analytics
  • Clique no botão que se encontra no canto superior direito “Criar uma conta”. Ou clique em “Fazer login”, caso já tenha uma conta no no Google.
  • Na próxima página, você poderá criar a sua conta (conforme indicado na imagem abaixo), ou efetuar o login utilizando uma já existente. Isso caso não tenha realizado anteriormente.
  • Concluído o login, você será redirecionado para uma nova página, onde deverá clicar em “Inscreva-se”.

Após isso, você será redirecionado para a próxima página, onde deverá inserir as informações de seu domínio.

  • O que você deseja acompanhar?

Por padrão, a primeira opção já vem selecionada.

  • Nome da conta

Nome que identificará a conta. Ex.: “Website da X”.

  • Nome do Website

Aqui você deve inserir nome do site que será analisado. “Blog da X” ou “Website da X”.

Como uma única conta pode analisar diferentes sites, é recomendado identificá-los corretamente para não se confundir.

  • URL do website

O endereço do site a ser acompanhado: “www.nomedaempresa.com.br”.

  • Categoria do setor

Opção não obrigatória, mas como diferentes setores possuem formatos e integrações distintas, recomendo selecionar uma opção para melhor experiência.

  • Fuso Horário

Também não obrigatória, porém também será importante para análise mais detalhada sobre os hábitos dos visitantes.

  • Configurações do compartilhamento de dados

Todas as configurações estão detalhadas mas, em resumo, irão permitir que seus dados sejam analisados pelo Google e seus especialistas.

Vale destacar que cada conta do Google poderá ter APENAS uma conta do Analytics.

Vamos para a parte final de cadastro, clique em “Obter ID de acompanhamento” para ver e aceitar os termos de serviço e obter o seu ID.

A partir daí, você será redirecionado para a página onde encontrará os códigos para instalação.

Com o código em mãos, agora o próximo passo é inserir no seu site.

Instalando o ID de acompanhamento em seu site

Irei apresentar algumas formas de se inserir o código, mas é fundamental que, além de você ter a permissão necessária, também tenha algum conhecimento em códigos.

Vamos lá!

Instalando diretamente no código HTML

  • Vá até a página do Google Analytics e copie o código de “Acompanhamento de website”. Então, copie o código que está dentro da caixa.
  • Faça login em seu WordPress, ou abra o código HTML do seu site.

No  WordPress – ou qualquer outro gerenciador de conteúdo – você pode ir em: Aparências > Editar.

Se for outra plataforma, abra o arquivo “index.html”.

  • Insira o código copiado no topo de seu site logo antes do código </head> em seu HTML.
  • É muito importante que você coloque o código logo antes do fechamento da tag “head” (), em todas as páginas que você deseja acompanhar. ·

Caso não se sinta confortável em fazer desta forma, um método mais simples é através da instalação de plugin:

Instalando o código através de plugins no WordPress

Se você trabalha com WordPress, como é o caso deste site, alguns plugins irão ajudá-lo na instalação do Google Analytics.

Listarei dois que são os mais utilizados pela comunidade WordPress.

Insert Headers and Footers

Este simples plugin permite adicionar scripts extras tanto no header quanto no footer do seu site/blog.

Navegue até o Dashboard do seu WordPress > Plugins > Adicionar novo.

  • Em busca, digite “Insert Headers and Footers”.
  • Clique em “Buscar”.
  • Depois em “Instalar agora”.

Após instalado, volte ao menu de plugins, clique em “Ativar plugin” para finalizar o processo.

Por fim, insira o código de acompanhamento do seu site. No meu site, o número é UA-143177911-1, copie do seu Google Analytics o código UA-?????????-?.

Google Analyticator

Um dos mais utilizados plugins para instalação do código do Google Analytics. Eu recomendo.

Além da instalação, o Analyticator permite visualizar os dados dentro do seu dashboard do WordPress.

Siga estes passos para a instalação:

  • Instale o plugin e ative-o (conforme instalação no exemplo anterior);
  • Clique em conectar no Google Analytics e fazer login;
  • Insira o seu ID de acompanhamento “UA-XXXXXXXX;
  • Clique em salvar e continuar;
  • Escolha a sua conta do Analytics;
  • Clique em permitir;
  • Clique em “salvar”.

Pronto!

Pode ocorrer de durar de 12 a 24 horas para que o Google comece a providenciar todas as informações de acompanhamento.

Agora você já pode usar com sucesso o seu Google Analytics para obter melhores resultados no seu negócio.

Se quiser deixar algum comentário abaixo, é só escrever!

Share this post

Jorny Cristiano

Apaixonado por marketing digital, atuo como Gerente de Marketing Digital na Agência Bongô. Eu quero ajudar você e a sua empresa a atingir as ambições corporativas e metas digitais com sucesso.

Recentes

Agende uma videocall

Diga qual o seu nome e a melhor hora de conversarmos. Eu te chamo pelo What’s. 

Chegou a hora de se conectar

Oferecer sempre soluções completas em comunicação, com criatividade, ousadia e competência.

Traduzir ▵

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

JORNY

Especialista em
Marketing Digital

WhatsApp

Email